FOPADII 2024 – GOIÂNIA

Em desenvolvimento.

Em desenvolvimento.

……

Em desenvolvimento.

Em desenvolvimento.

DAS 09h30 ÀS 12h15
Abertura: Qual o objetivo do FOPADII 2024?
O V Fórum Brasileiro de Pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais que será realizado no dia 14 de setembro, tem como principal objetivo entender os obstáculos e dificuldades que o paciente com DII enfrenta em cada região do Brasil, sejam eles de caráter físico/médico, emocional, psicológico, nutricional ou financeiro, bem como disponibilizar informações de qualidade para pacientes e familiares através de painéis interativos de debates. Nossos debates buscarão entender o cenário atual de como o paciente brasileiro lida com a sua doença, incluindo aspectos do seu tratamento e como a doença impacta sua vida, além de sensibilizar os órgãos públicos quanto a estas dificuldades. COMO OS RESULTADOS PODEM SER UTILIZADOS Os resultados do FOPADII deverão contribuir para o aprimoramento das políticas públicas relacionadas às DII, engajando parlamentares e gestores de saúde (pública e privada) de cada região. Também orientarão as atividades e prioridades da ABCD e outras associações voltadas ao paciente com DII, no que se refere à projetos junto aos pacientes, demonstrando suas sensíveis jornadas.
Palestrante: Marta TESTE 2024
Gastroenterologista Professora de Gastroenterologia da PUC-RGSc Coordenadora do ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais do Hospital São Lucas da PUC-RSv Médica Endoscopista do Hospital São Lucas da PUC-RS Presidente da Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD) Sócia fundadora do GEDIIB
DAS 09h15 ÀS 09h45
Palestra: TESTE 2024
Palestrante: TESTE 2024
  Professora assistente de gastroenterologia da UFF. Mestre em Clínica Médica/Gastroenterologia pela UFRJ Membro titular da FBG/GEDIIB e SOBED
DAS 09h45 ÀS 10h15
Palestra: COMO ATUAR NO CNS - CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE
Palestrante: priscila torres - biored
  Mestranda em Assistência Farmacêutica na Universidade de Brasilia pelo programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR), pós-graduanda em Análise de Sistemas de Saúde (ASIS) pela Universidade Federal de Goiás. Jornalista pela Faculdades Metropolitana Unidas. Conselheira Nacional de Saúde, representante do Conselho Nacional de Saúde na na Câmara de Saúde Suplementar, no Comitê Permanente de Atenção à saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no comitê de Comitê de Protocolos Clínicos da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia (CONITEC). Presidente da Rede Panamericana de Associações de Pacientes Reumáticos (ASOPAN), autora do BlogAR, Influencer da Saúde e coordenadora de advocacy na Biored Brasil e no Grupo de Apoio ao Paciente Reumático Brasil. 
DAS 10h15 ÀS 10h45
Palestra: AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE-ATS- O QUE É ISTO? COMO É A ROTA ANVISA-CONITEC-ANS. O QUE PRECISAMOS SABER?
Palestrante: DRA. MARISA SANTOS - NÚCLEO DE ATS DO INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA
Médica, doutorado em epidemiologia, especialista em ATS, coordena o NATS Inst. Nacional de Cardiologia
DAS 10h45 ÀS 11h15
Palestra: SEGURANÇA NO USO DE MEDICAMENTO?
Palestrante: HELAINE CAPUCHO - UNB
É Professora da Universidade de Brasília, Doutora pela Universidade de São Paulo e tem mais 19 anos de atuação na área de gestão hospitalar e segurança do paciente. No Ministério da Saúde, participou da criação da Comissão Nacional de Incorporação de tecnologias em Saúde (Conitec). Já na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), liderou a implementação de serviços de gestão da qualidade em mais de 40 hospitais públicos brasileiros. Na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi Gerente de Farmacovigilância monitorando eventos adversos de medicamentos e vacinas no auge da pandemia de Covid-19.  
DAS 11h15 ÀS 11h45
Palestra: como a sociedade pode atuar e participar ativamente da incorporação até a chegada na farmácia dos medicamentos-sugestões de ações conjuntas
Palestrante: soraya araújo - colabore com o futuro
  É Formada em Psicologia pela Universidade Mackenzie, com Mestrado em Psicologia Institucional. É Doutora em Saúde Pública pela Universidade São Paulo e Pós-Doutoranda em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade de Lisboa, Atua nas áreas de relações governamentais e institucionais desenvolvendo pesquisas e projetos relacionados ao acesso e financiamento de saúde pública e privada e seu impacto nos sistemas de saúde e a participação social nesses processos como caminho para construção de uma sociedade mais inclusiva. Soraya, também é especialista em Responsabilidade Social e Sustentabilidade tendo um amplo conhecimento em desenvolvimento social. Foi conselheira de saúde, gestora de associações de pacientes e executiva da indústria farmacêutica. Atua como especialista em Relações Institucionais na área da saúde nos últimos 18 anos e é socia da Colabore com o Futuro.
DAS 11h45 ÀS 12h15
ATA PARA AÇÕES PROPOSTAS
Espaço para ouvir as propostas das associações.
DAS 12H15 ÀS 13h15
almoço
DAS 13h15 ÀS 16h30
MODERADORA: V FOPADII
Palestrante: andrea vieira
  Vice presidente da ABCD Chefe da clínica de gastroenterologia da Santa Casa SP Professora assistente da FCMSCSP. Membro FBG e GEDIIB  
DAS 13h15 ÀS 13h30
Palestra: cuidados no estilo de vida e o que é uma boa nutrição
Palestrante: maria izabel lamounier
  Especialista em Administração Hospitalar pela FGV Mestre em Nutrição Experimental pela USP Especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Parenteral e Enteral e em Nutrição e Metabolismo Esportivo Nutricionista da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD)
DAS 13h30 ÀS 14h00
Palestra: O PAPEL DAS ASSOCIAÇÕES E DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NA FISCALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE?
Palestrante: TIAGO FARINA
Advogado graduado pela UniFMU em 2003 Pós-graduado em Direito na Área de Saúde pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP/SP - 2005-2006 Especialista em Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas/SP (CEAHS) 2007-2008 Especialista em Direito Sanitário pela Faculdade de Saúde Pública da USP/SP 2009-2010 Pós-graduado em Patient Advocacy pela Universidade Austral, Argentina - 2017-2018 Conselheiro Estratégico de Advocacy do Instituto Oncoguia Consultor jurídico da FEHOSP - Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo Consultor jurídico da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)
DAS 14h00 ÀS 14h30
Palestra: 5.307/2019: POR DENTRO DO PROJETO DE LEI DAS DII
O Projeto de Lei 5.307/2019 foi uma conquista de todos os portadores. Por isso é importante aproveitar a relevância e o alcance do FOPADII para contar a todos a história e quais os rumos dessa conquista.
Palestrante: PATRICIA MENDES - DII BRASIL
Especialista em Bem Estar, Felicidade e Neuromarketing. Consultora de Imagem, apaixonada por rock, por cachorros, por pessoas.  Voluntária movida à paixão. Servidora aposentada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Fundadora e atual presidente da DII Brasil - Associação Nacional dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais.
DAS 14h30 ÀS 15h00
Palestra: COMO MOTIVAR, ENSINAR E ORIENTAR AS ASSOCIAÇÕES NO BRASIL
Palestrante: JULIA ASSIS - ALEMDII
 

- Cirurgiã Dentista pela UniFOA em 2000 com Especialização em Saúde da Família - Dentista da Família da prefeitura de Caratinga - Atuou como Coordenadora e professora do curso técnico em saúde Bucal da Rede Doctum - Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP/UNEC - Contribuiu na saúde pública como Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caratinga por oito anos - Fundadora, Presidente e Membro do Comitê Científico da “ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais”

 
Palestrante: ALESSANDRA SOUSA - FARMALE

É Farmacêutica, Mestre em Biociência pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/UERJ e atualmente Doutoranda em Farmanguinhos/Fiocruz. Autora do blog Farmale, o blog oficial da  Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais - ALEMDII. Coordenadora de Comunicação e membro do Comitê Científico da ALEMDII, Coordenadora da Aliança Rara Rio - ARAR, membro titular da Comissão Intersetorial de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica do Conselho Nacional de Saúde - CICTAF/CNS, do Conselho Editorial da Revista ABCD em Foco, da Biored Brasil e PANCCO.

Em 2003 foi diagnosticada com a doença de Crohn e em 2014, após superar um momento difícil com a doença, transformou o blog Farmale, um blog sobre maternidade, em um blog sobre doenças inflamatórias intestinais. A literacia em saúde e empoderamento de pacientes são os principais objetivos do Farmale e também fazem parte do seu projeto de Doutorado.

DAS 15h00 ÀS 16h00
Palestra: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO CENÁRIO ATUAL DA SAÚDE NO BRASIL
 
Palestrante: CONVITE ENVIADO PARA VÁRIOS POLÍTICOS NO CENÁRIO ATUAL
DAS 16h00 ÀS 16h30
encerramento
Palestrante: dra. marta brenner machado
Gastroenterologista Professora de Gastroenterologia da PUC-RGSc Coordenadora do ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais do Hospital São Lucas da PUC-RSv Médica Endoscopista do Hospital São Lucas da PUC-RS Presidente da Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD) Sócia fundadora do GEDIIB

V FOPADII | 14 de Setembro de 2023 – 8h às 16h30

08h30 às 09h00
Recepção/Credenciamento

 

09h00 às 09h15
Abertura: V FOPADII 
Dra. Marta Brenner Machado

 

09h15 às 12h15
Mediadora:
Dra. Marta Brenner Machado

 

09h15 às 09h45
O que é DII? Ferramentas importantes no diagnóstico. Como tratar e Por que tratar?
Dra. Marcia Henriques de Magalhães Costa

 

09h45 às 10h15
Como atuar no CNS – Conselho Nacional de Saúde
Priscila Torres – Biored

 

10h15 às 10h45
Avaliação de tecnologias em saúde-ATS- O que é isto? Como é a rota ANVISA-CONITEC-ANS. O que precisamos saber?
Dra. Marisa Santos – Núcleo de ATS do Instituto Nacional de Cardiologia

 

10h45 às 11h15
Segurança do Paciente no uso de medicamentos?
Helaine Capucho – UNB

 

11h15 às 11h45
Como a sociedade pode atuar e participar ativamente da incorporação até a chegada na farmácia dos medicamentos. Sugestões de ações conjuntas.
Soraya Araújo – Colabore com o Futuro

 

11h45 às 12h15
Ata para ações propostas
Espaço para ouvir as propostas das associações

 
 

12h15 às 13h15
Almoço

 

13h15 às 16h30
Mediadora:
Dra. Andrea Vieira

 

13h15 às 13h30
Cuidados no estilo de vida e o que é uma boa nutrição
Maria Izabel Lamounier

 

13h30 às 14h00
O papel das associações e dos influenciadores digitais na fiscalização das políticas públicas de saúde?
Tiago Farina

 

14h00 às 14h30
5.307/2019: Por dentro do Projeto de Lei das DII
Patricia Mendes – DII Brasil

 

14h30 às 15h00
Como motivar, ensinar e orientar as Associações no Brasil
Julia Assis – ALEMDII
Alessandra Sousa – FARMALE

 

15h00 às 16h00
Participação política no cenário atual da saúde no Brasil
Convite enviado para vários políticos no cenário atual

 

16h00 às 16h30
Encerramento
Dra Marta Brenner Machado

Em desenvolvimento.