CONVERSANDO COM OS OUTROS

CONVERSANDO COM OS OUTROS

Embora possa ser difícil, e mesmo embaraçoso, falar sobre uma condição de saúde que causa diarreia, considere discutir sua doença com amigos e, possivelmente, com colegas de trabalho ou com seu chefe. Quanto aberto você quer ser e o quanto quer explicar é uma decisão pessoal.

Mas algum tipo de abertura pode tornar a vida mais fácil, especialmente durante os períodos de crise. Se você precisar cancelar encontros sociais é menos provável que seus amigos se sintam insultados se entenderem o que está acontecendo. Se os amigos e colegas souberem o motivo de você sair correndo para o banheiro, você não precisará se sentir envergonhado.

A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa podem causar danos, tanto físicos quanto emocionais, e você precisará atender a ambos. As necessidades emocionais em torno de uma doença crônica diferem individualmente. A maioria acha útil ter apoio de outras pessoas.

Aprenda com outras pessoas estratégias para lidar com a doença. Há diversos grupos locais de apoio para ajudar os pacientes e suas famílias a enfrentarem a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. As doenças crônicas podem favorecer a depressão. Embora a psicoterapia formal, em geral, não seja necessária, algumas pessoas se beneficiam quando falam com um terapeuta que está bem informado sobre a DII ou sobre as doenças crônicas em geral.

Fonte: Manejando Crises e Outros Sintomas Da DII

Picture of John Doe
John Doe

Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.