O processo de diagnóstico da Doença Inflamatória Intestinal (DII)

O processo de diagnóstico da Doença Inflamatória Intestinal (DII)

O sucesso do tratamento começa com um diagnóstico preciso, que deve envolver o histórico do paciente e a execução de exames para identificar o tipo de DII.

O médico examinará seu histórico, realizará exame físico e  também poderá solicitar vários exames para fazer o diagnóstico da DII e ajudar a identificar se é doença de Crohn, retocolite ulcerativa ou retocolite indeterminada. Esses exames se enquadram em várias categorias. Alguns são invasivos – realizados dentro do corpo – enquanto outros não são invasivos e requerem acesso a amostras de sangue, amostras de fezes ou imagens radiográficas do local da doença suspeita.

 Embora os exames possam parecer intimidantes no início, todos são bem tolerados pela maioria dos pacientes. As crianças precisarão de apoio extra e acompanhamento, mas, lembre-se de que pediatras realizam rotineiramente esses exames e podem aconselhar sobre como facilitar o processo para o seu filho.

 Histórico do paciente e exame físico

A primeira etapa do diagnóstico será realizada durante a consulta inicial. O gastroenterologista é o especialista em saúde mais qualificado para diagnosticar uma DII. Você precisará fornecer o máximo de informações possíveis sobre os sintomas.

 Também ajudará se mantiver um diário indicando o que vem ocorrendo, incluindo evacuações, episódios de sangramento, se costuma acordar à noite com dor ou diarreia, febre, dores articulares ou outros sintomas. O diário deve incluir quando os sintomas começaram, com que frequência ocorrem, quanto tempo duram e o que os torna melhores ou piores.

 O exame físico incidirá sobre o trato gastrointestinal, incluindo inspeção do ânus e, possivelmente, do reto.

 Histórico familiar

Ter um membro da família com DII é o fator de risco número 1 para o desenvolvimento de doença de Crohn ou retocolite ulcerativa, embora a maioria dos pacientes com DII não tenha um histórico familiar.

 Exames de sangue e de fezes

Os médicos geralmente usam exames de sangue como parte da investigação diagnóstica. Os exames de sangue envolvem a coleta em laboratório de análises clínicas. No entanto, alguns exames (particularmente para pediatria) podem ser feitos a partir de uma caneta capilar.

 Para coletar uma amostra de fezes, você deve garantir que a amostra não toque no interior do vaso sanitário.

 Análises de sangue e fezes podem mostrar inflamações no corpo. Embora esses exames não revelem o que está causando a inflamação, servem como um indicador de que o médico precisa realizar outros tipos de exame para identificar a fonte da inflamação.

Os exames de sangue são úteis de várias outras formas:

?          Hemograma completo (HC) pode mostrar sinais de inflamação ou infecção por meio da contagem de glóbulos brancos em maior número.

 

?          Anemia pode ser detectada por meio de medições de glóbulos vermelhos.

 

?          A função hepática e renal pode ser avaliada. O fígado e os rins podem ser afetados pela DII ou pelos medicamentos usados para tratar a doença.

 

?          Um painel eletrolítico é importante para verificar a desidratação e os efeitos colaterais dos

medicamentos.

 

Esses exames também podem ajudar o médico a prever quanto bem você poderá reagir a uma medicação em particular.

 

Os exames de sangue fazem parte do trabalho inicial e do acompanhamento e monitoramento contínuos de sua condição de saúde, e geralmente não exigem nenhuma preparação especial. Veja a tabela Exames rotineiros de sangue e de fezes na página 17.

Sinais de Inflamação

As proteínas encontradas no sangue e nas fezes, também chamadas de biomarcadores, podem ser úteis para detectar a inflamação. Biomarcadores de fezes incluem calprotectina e lactoferrina. Biomarcadores sanguíneos incluem proteína C-reativa (PCR) e velocidade de hemossedimentação (VHS). Pesquisas mostram que esses biomarcadores são úteis na previsão da atividade da DII, mas também estão presentes em outras doenças gastrointestinais.

 

Os exames de sangue e fezes podem ser mais úteis para orientar exames invasivos, detectar crises e otimizar terapias médicas do que para diagnosticar DII.

 

Descartando outras doenças

Infecções gastrointestinais com sintomas semelhan­tes podem ser identificadas testando pequenas amostras de fezes. Esses exames podem procurar por microrganismos como C. di?cile, E. coli, ­Campylobacter, Yersinia, Salmonella, Shigella e outras bactérias causadoras de infecções.

 

Exames de sangue especializados

Exames especializados incluem os sorológicos, como pANCA, ASCA, CBir1 e OmpC, que podem ser úteis na diferenciação entre a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, quando há incerteza sobre a DII específica no momento do diagnóstico. Alguns não estão disponíveis no Brasil.

 Exames para otimização da terapia

O exame de tiopurina metiltransferase (TPMT) pode ser solicitado quando os médicos estão considerando o uso de mercaptopurina ou azatioprina para o paciente. O exame, que é difícil ser realizado no Brasil, pode ajudar a determinar quem é um candidato apropriado para esses medicamentos e qual seria a melhor dose inicial para cada pessoa. Drogas imunossupressoras, como anti-TNF e inibido­res de interleucina (também conhecidos como tera­pia biológica) podem causar reativação de uma tuberculose latente (silenciosa) ou de uma hepatite B. Por isso, todos os pacientes precisam ser investigados sobre essas doenças antes de iniciarem tal tratamento.

Procedimentos endoscópicos

A endoscopia é um procedimento que permite ao médico olhar dentro do seu corpo. O médico usa um instrumento chamado endoscópio, que tem uma pequena câmera presa a um tubo longo, fino e ?exível, e que permite ver imagens ampliadas do corpo em uma tela. A endoscopia ajuda o médico a verificar se a inflamação está presente, onde está localizada, avaliar a gravidade e obter biópsias para confirmar o diagnóstico. A endoscopia também é vital para monitorar a terapia – a cura do revestimento do intestino é um sinal de que a medicação é eficaz.

 Existem diferentes tipos de exames para avaliar diferentes partes do trato gastrointestinal:

 

?          Colonoscopia

            Dado que o cólon e a extremidade final do intestino delgado estão mais comumente envolvidos na DII, a colonoscopia é mais frequentemente realizada para diagnosticar e monitorar a DII. Um médico especialmente treinado guiará o colonoscópio no reto e por toda a extensão do cólon e final do intestino delgado (íleo terminal). Normalmente, você receberá sedação antes do procedimento para minimizar o desconforto. Muitos pacientes dormem durante o procedimento e nem se lembram que o exame ocorreu. Você deve informar seu médico se sentir desconforto durante o procedimento, de modo que ajustes imediatos à sedação possam ser feitos.

 

            Para que seu médico possa ver o revestimento intestinal, é importante limpar qualquer material fecal antes do procedimento. Antes do exame, você normalmente beberá um líquido de preparação que expele do cólon fezes e detritos, causando diarreia. O líquido de preparação pode ter um sabor desagradável. A preparação do cólon é demorada e pode ser desconfortável, no entanto, o resultado será um intestino limpo e uma colonoscopia bem-sucedida.

 

            Para uma colonoscopia, você deve esperar:

 

?          Receber instruções de dieta restrita e segui-las

 

?          Beber uma preparação intestinal (prescrita pelo médico)

 

?          Dedicar a noite anterior para o processo de limpeza do intestino

 

?          Usar roupas largas e confortáveis para o seu procedimento

 

?          Ter um amigo ou membro da família para acompanhá-lo durante o procedimento

 

            As colonoscopias são geralmente procedimentos muito seguros, mas há um risco extremamente pequeno de perfuração intestinal durante o exame, que pode ser maior caso você tenha DII. Você pode discutir o risco com o médico que está realizando o exame.

 

            Muitos pacientes perguntam sobre a utilidade da ‘colonoscopia virtual’, menos invasiva, ou colono­grafia por tomografia computadorizada (TC). Embora esses exames baseados em radiologia sejam novos e interessantes, não são recomendados para suspeita de DII, pois são necessárias biópsias e visualização direta do cólon e intestino delgado.

 

?          Sigmoidoscopia

            É a avaliação endoscópica do reto e cólon sigmoide. Em pacientes com retocolite ulce­rativa, a inflamação começa no reto. Portanto, a sigmoidoscopia pode ser um bom exame para confirmar a doença e monitorar a resposta à terapia. Pode ser realizado sem sedação, pois é um procedimento muito curto e causa menos desconforto do que a colonoscopia. A preparação para este procedimento é menos complexa do que para a colonoscopia, geralmente exigindo apenas um ou dois enemas no dia do procedimento.

 

?          Esofagogastroduodenoscopia – endoscopia digestiva alta (EDA)

            É a avaliação endoscópica da extremidade superior do sistema digestivo, que os médicos usam para avaliar uma ampla variedade de sintomas incluindo, mas não se limitando, a dor abdominal superior, náusea, vômito e dificuldade para engolir. Uma endoscopia requer, normalmente, jejum após a meia-noite até a hora do exame.

 

?          Videocápsula endoscópica (VCE)

            É um procedimento que permite ao médico visualizar áreas do intestino que não podem ser alcançadas com os endoscópios tradicionais. Isso envolve engolir uma cápsula equipada com uma câmera – ‘câmera-pílula’ sem fio. Ao viajar pelos intestinos, a cápsula tira fotos automaticamente. As imagens são enviadas para um receptor usado pelo paciente. A cápsula é expelida durante o movimento intestinal, geralmente dentro de um dia.

 

?          Ultrassonografia endoscópica (USE)

            É uma técnica que utiliza uma sonda de ultrassom acoplada a um endoscópio para obter imagens profundas do intestino abaixo da superfície. Na DII, os médicos usam a USE com mais frequência para examinar as fístulas na área retal. As fístulas são conexões anormais do intestino com outra parte do mesmo, outro órgão do corpo ou com a superfície da pele.

 

O papel da biópsia

O patologista é um médico que examina o tecido da biópsia sob o microscópio para obter informações específicas que ajudam no diagnóstico da DII. Além disso, o patologista pode identificar características que determinam se o paciente tem retocolite ulcerativa ou doença de Crohn.

 

Os resultados de avaliações das biópsias podem levar até uma semana. Os patologistas também procuram a presença de células anormais, como células pré-cancerígenas ou cancerígenas, na área inflamada do intestino.

Clique aqui para acessar o conteúdo  completo.

Para ser associado da ABCD, preencha a ficha on line.

Picture of John Doe
John Doe

Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.