FOPADII 2021

  • FOPADII VIRTUAL 2021
  • FOPADII virtual foi um sucesso

    Venho aqui agradecer a todos aqueles que nos ajudaram a fazer desse FOPADII virtual um sucesso: os patrocinadores, que são grandes parceiros nesta jornada, os colegas das várias especialidades, como enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, serviço social e, claro, o nosso foco principal, que são as pessoas portadoras de DII desse imenso Brasil, para quem dedicamos esse evento e todo o nosso trabalho. Muito obrigada também ao GEDIIB pela parceria e pelo apoio, tão fundamentais para um trabalho de excelência.

    Nosso agradecimento mais que especial para todas as associações locais espalhadas pelo País, que são luz no caminho dos pacientes com DII. Que espetáculo ter os representantes das associações do Sul e Sudeste contando sobre suas demandas e realizações durante o nosso encontro virtual. Foi uma grande honra receber cada um de vocês. Cada associação de pacientes é uma estrela e, se brilharmos todos juntos, seremos uma constelação em favor de todos os que convivem com uma doença inflamatória intestinal.

    Agora, vamos focar todos os nossos esforços para realizar o próximo FOPADII em Brasília, em 2022. Nossa meta é repetir o evento espetacular de 2019, que resultou na incorporação de três novos imunobiológicos para retocolite ulcerativa. Quero que todos os pacientes saibam que têm direito à maioria dos medicamentos, e vamos lutar pela correta liberação de todos os medicamentos disponíveis e aprovados pela ANVISA.

    Assim que essa pandemia passar, queremos levar para Brasília representantes de todos os estados para mapear os problemas e fazer um dossiê sobre a DII no Brasil. Esse é o papel da ABCD: informar os pacientes sobre as doenças inflamatórias intestinais, mostrar quais são seus direitos, deveres e cuidados, falar de diagnósticos e tratamentos e, acima de tudo, lutar para que sejam respeitados e tenham uma vida com a máxima qualidade.

    Um forte abraço,

    Marta Brenner Machado
    Presidente da ABCD

  • Revista FOPADII
  • APRESENTAÇÕES GRAVADAS
  •  
    A história do Dia Mundial da DII e do Maior RoxoDr. Flavio SteinwurzVer detalhes
    Breve História da DII, o que aprendemos e o futuro?Dr. Claudio FiocchiVer detalhes
    Avanços no conhecimento da DII e integração no Brasil no modelo virtual – Perdas & GanhosJulia Assis e Alessandra SouzaVer detalhes
    Protocolos de medicamentos disponíveis no SUS para DII: O que temos disponível em 2021?Dr. Rogério SaadVer detalhes
    Apresentação dos presidentes das Associações Centro-Oeste e Sul/SudenteAssociaçõesVer detalhes
    Vacinas para Covid-19: Onde estamos?Dra. Margareth DalcomoVer detalhes
    EncerramentoDra. Marta Brenner MachadoVer detalhes
     

    Patrocinadores:

  • PALESTRANTES
  • Alessandra de Souza

    Autora do blog Farmale, Farmacêutica Mestre em Biociências/UERJ, Membro Biored Brasil e do Conselho Editorial da Revista ABCD em Foco, Membro do Comitê Científico e Coordenadora de comunicação da ALEMDII, Colunista do blog Artrite Reumatoide, Parceira do Projeto Gastronomia na Promoção da Saúde/UFRJ e AAPODII, Voluntária GRUPAR-RP, EncontrAR e ARAR – Aliança Rara Rio.

     
     

    Dr. Claudio Fiocchi

    Palestra: Venha entender o futuro das DIIs

    Dr. Fiocchi obtained his medical degree from the Santa Casa Faculty of Medicine in São Paulo, Brazil, and trained in internal medicine, immunology and gastroenterology. He is Professor of Molecular Medicine at the Cleveland Clinic Lerner College of Medicine, and Professor of Medicine, Pathology and Pediatrics at Case Western Reserve University.

    His interest is IBD pathogenesis, where he investigated immunoregulation, cytokines, cell interactions, angiogenesis, fibrosis, pediatric IBD and, more recently, systems biology. Dr. Fiocchi trained investigators from the USA, Europe, Asia and South America, and served as Associate Editor or Editorial Board member of Gastroenterology, Inflammatory Bowel Diseases, Digestive and Liver Disease, Current Opinion in Gastroenterology, and the American Journal of Physiology.

    Dr. Fiocchi received the Premier Physician Award, Crohn’s & Colitis Foundation of America (1991), MERIT Award, National Institutes of Health, USA (1999), Honorary Membership, Portuguese Society of Gastroenterology (2005), Clifford and Jane Anthony Chair for Digestive Disease Research and Education (2007), Honorary Foreign Membership, Brazilian National Academy of Medicine (2010), the Henry Janowitz Lifetime Achievement Award in IBD, Crohn’s & Colitis Foundation of America (2010), Honorary Membership, Brazilian Federation of Gastroenterology (2011), Herbert Falk Award, Germany (2013), Truelove Lecture, International Organization for Inflammatory Bowel Disease (2017), Lifetime Achievement Award, Brazilian Group for the Study of Inflammatory Bowel Disease (2017), and Research Mentor Award, American Gastroenterological Association (2018).

     
     

    Julia Assis
    • Cirurgiã Dentista pela UniFOA em 2000 com Especialização em Saúde da Família
    • Dentista da Família da prefeitura de Caratinga
    • Atuou como Coordenadora e professora do curso técnico em saúde Bucal da Rede Doctum
    • Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP/UNEC
    • Contribuiu na saúde pública como Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caratinga por oito anos
    • Fundadora, Presidente e Membro do Comitê Científico da “ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais”
     
     

    Dr. Flavio Steinwurz

    Palestra: A História do Maio Roxo

    • Hospital Israelita Albert Einstein
    • Master of ACG (American College of Gastroenterology)
    • Member of IOIBD (International Organization For the Study of Inflammatory Bowel Disease)
    • President of PANCCO (Pan American Crohn’s and Colitis Organization)
     
     

    Dra. Margareth Dalcolmo

    Palestra: Vacinas para Covid-19: Onde estamos?

    Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória (1978), Residência Médica em Pneumologia, Especialização em Pneumologia Sanitária pela FIOCRUZ em 1981; e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (1999). Pneumologista clínica com experiência em instituição pública e em prática privada. Possui experiência em conduzir e participar de protocolos de pesquisa clínica e tratamento da tuberculose e outras micobacterioses (NIH, Global Alliance for TB Research). Foi criadora e coordenadora do ambulatório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Fiocruz, e foi Diretora do mesmo entre 2009-2012. É Membro do Comitê Assessor em Tuberculose do Ministério da Saúde, e das Comissões Científicas das Sociedades Brasileiras de Pneumologia e Tisiologia e de Infectologia, da REDE TB de Pesquisa em Tuberculose e membro do Steering Committee do Grupo denominado RESIST TB, da Boston Medical School, de 2008 ao presente, além do Task Force em Novos Tratamentos da Tuberculose, de 2011-2015, e do Expert Group for Essential Medicines List da OMS, de 2015-presente. Membro do Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na Africa Subsaariana em Tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais . Docente da Pós graduação da PUC-RJ. Foi coordenadora e é membro da Câmara Técnica de Pneumologia e Cirurgia Torácica do CREMERJ. Tem experiência na área de Doenças Respiratórias, com ênfase em pesquisa clínica em Tuberculose e outras Micobacterioses. Investigadora principal do ensaio clínico SimplicTB da Global Alliance for Tb Research Na pandemia da Covid 19: Membro do grupo assessor do MS na pandemia de COVID 19 na gestão do Ministro Mandetta. Membro do grupo assessor do Governo do Estado do Rio de Janeiro, entre março e maio de 2020, e do Grupo ComCiência, do estado do Rio de Janeiro,coordenado pela FAPERJ.

     
     

    Dra. Marta Brenner Machado

    Palestra: Qual o objetivo do FOPADII

    • Presidente da ABCD – Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn
    • Coordenadora do Ambulatório de DII – PUC – RGS
    • Professora de Gastroenterologia PUC RS
     
     

    Dr. Rogerio Saad

    Palestra: Protocolos de medicamentos disponíveis no SUS para DII: O que temos disponível em 2021

    • Professor Livre Docente – Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP)
    • Chefe do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da FMB (UNESP)
    • Presidente do GEDIIB
    • Titular do GEDIIB, da Soc Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
    • Membro da Equipe Multidisciplinar em DII do HC da FMB
     
  • PROGRAMAÇÃO
  • FOPADII Virtual | 19 de maio de 2021 – 18h às 21h30

    18h00 às 18h15
    Abertura : Qual o objetivo do FOPADII ?
    Dra. Marta Machado

     

    18h15 às 18h30
    História do Maio Roxo
    Dr. Flavio Steinwurz

     

    18h30 às 19h00
    Breve História da DII, o que aprendemos e o futuro?
    Dr. Claudio Fiocchi

     

    19h00 às 19h30
    Avanços no conhecimento da DII e integração no Brasil no modelo virtual – Perdas & Ganhos
    Alessandra de Souza – Blog FARMALE e Julia Assis – Presidente da ALEMDII
    Quiz

     

    19h30 às 20h00
    Protocolos de medicamentos disponíveis no SUS para DII: O que temos disponível em 2021 ?
    Dr. Rogério Saad – Presidente do GEDIIB
    Quiz

     

    20h00 às 20h30
    Video com apresentação dos presidentes das Associações Centro-Oeste e Sul/Sudente
    Dra. Marta Machado

     

    20h30 às 21h00
    Vacinas para Covid-19: Onde estamos?
    Dra. Margareth Dalcomo-Fiocruz

     

    21h00 às 21h30
    Projeto FOPADII Nacional 2022
    Dra. Marta Machado
    Apresentação dos problemas mapeados pelo Brasil através da realização dos FOPADIIs Regionais
    Dra. Marta Machado

  • COVID 19
  • COMUNICADO

    São Paulo, 03 de abril de 2020.

    A Diretoria e Presidência da Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD) vem através desta informar que tomou conhecimento há alguns dias de que após o I Fórum de Pacientes (FOPADII), ocorrido em Fortaleza nos dias 13 e 14 de março do corrente ano, alguns participantes vieram a manifestar sintomas supostamente compatíveis com COVID-19. É absolutamente lamentável estarmos obrigados a adicionar em nossa lista de preocupações, ainda a doença causada pelo coronavírus. Mas juntos, venceremos mais esta guerra.

    Entendemos constituir dever desta associação, frente à pandemia global, sinalizar que embora com a presença de autoridades da secretaria de saúde local comunicando não haver, até aquele Momento, casos confirmados na cidade de Fortaleza, estamos cientes de que a cidade veio a ser, futuramente, sede de prevalência significativa de casos com a doença.

    Desta forma, sugerimos que os presentes venham a observar potenciais sintomas que possam estar
    alinhados com a pandemia global, veiculados nos melhores meios de comunicação de maneira completa, mesmo já fazendo 20 dias de nossa tão profícua reunião.

    Atenciosamente,
    A Presidência