FOPADII 2020

  • COMUNICADO ABCD | COVID 19
  • COMUNICADO

    São Paulo, 03 de abril de 2020.

    A Diretoria e Presidência da Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD) vem através desta informar que tomou conhecimento há alguns dias de que após o I Fórum de Pacientes (FOPADII), ocorrido em Fortaleza nos dias 13 e 14 de março do corrente ano, alguns participantes vieram a manifestar sintomas supostamente compatíveis com COVID-19. É absolutamente lamentável estarmos obrigados a adicionar em nossa lista de preocupações, ainda a doença causada pelo coronavírus. Mas juntos, venceremos mais esta guerra.

    Entendemos constituir dever desta associação, frente à pandemia global, sinalizar que embora com a presença de autoridades da secretaria de saúde local comunicando não haver, até aquele Momento, casos confirmados na cidade de Fortaleza, estamos cientes de que a cidade veio a ser, futuramente, sede de prevalência significativa de casos com a doença.

    Desta forma, sugerimos que os presentes venham a observar potenciais sintomas que possam estar
    alinhados com a pandemia global, veiculados nos melhores meios de comunicação de maneira completa, mesmo já fazendo 20 dias de nossa tão profícua reunião.

    Atenciosamente,
    A Presidência

  • FOPADII 2020
  • OBJETIVOS DO PROJETO

    O I Fórum Brasileiro de Pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais Regional tem como principal objetivo entender os obstáculos e dificuldades que o paciente com DII enfrenta em cada região do no Brasil, sejam eles de caráter físico/médico, emocional, psicológico, nutricional ou financeiro, bem como disponibilizar informações de qualidade para pacientes e familiares através de painéis interativos de debates.

    Nossos debates buscarão entender o cenário atual de como o paciente brasileiro lida com a sua doença, incluindo aspectos do seu tratamento e como a doença impacta sua vida, além de sensibilizar os órgãos públicos quanto a estas dificuldades. 

    COMO OS RESULTADOS PODEM SER UTILIZADOS

    Os resultados do I FOPADII em suas regiões brasileiras, deverão contribuir para o aprimoramento das políticas públicas relacionadas às DIIs, engajando parlamentares e gestores de saúde (pública e privada) de cada região. Também orientarão as atividades e prioridades da ABCD e outras associações voltadas ao paciente com DII, no que se refere à projetos junto aos pacientes, demonstrando suas sensíveis jornadas.

    Marta Brenner Machado
    Presidente da ABCD

  • FOPADII Regional Norte/Nordeste
  • FOPADII Regional: conhecendo as dificuldades do Norte ao Sul

    Realizamos em 20 de março de 2019 o I FOPADII com absoluto sucesso em Brasília. O evento, com lotação máxima, foi realizado dentro do Senado Federal com objetivo de mobilizar políticos, médicos, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) e pacientes em relação às DII. Naquele dia, durante a 29ª sessão plenária do Senado Federal, o senador Lasier Martins explicou a importância do evento que estava ocorrendo e, com isso, vários deputados e interessados compareceram no nosso fórum.

    O programa incluía palestras médicas e de pacientes de modo dinâmico e real. Mobilizamos um grande público e mostramos, na nossa apresentação – com a presença da diretora da CONITEC, Vania Canuto – a grande insatisfação com relação ao PCDT da retocolite ulcerativa, que não era atualizado desde 2002. Para nossa enorme satisfação, em dezembro do mesmo ano a CONITEC publicou a atualização no manejo e uso racional das drogas, incluindo os biológicos para retocolite ulcerativa.

    Estamos sempre buscando o melhor para os pacientes com DII e queremos entender como continuar melhorando o acesso ao diagnóstico e tratamento, assim como a distribuição dos medicamentos por meio do SUS. Em 2019, também fomos recebidos no Ministério da Saúde pelo então ministro Henrique Mandetta e planejamos uma parceria na educação médica continuada sobre DII no Brasil, que torcemos seja efetivada.

    Com o sucesso do FOPADII em Brasília, resolvemos realizar em 2020 os encontros regionais para entender de perto ‘a vida como ela é’, conhecendo os obstáculos e as dificuldades que os pacientes enfrentam de Norte a Sul do nosso extenso território continental. Planejamos e mapeamos de maneira conjunta com patrocinadores e associações de pacientes a melhor estratégia de reunirmos três encontros regionais, e escolhemos locais de ampla malha aérea –Fortaleza, Goiânia e São Paulo – com um programa único e com palestras de médicos e pacientes regionais.

    Assim, realizamos um Fórum Regional de Doença Inflamatória Intestinal envolvendo um encontro de associações de pacientes e um curso de capacitação para médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, nos dias 13 e 14 de março, em Fortaleza. O I FOPADII Regional reuniu 16 associações do Norte e Nordeste do Brasil, e a ideia é fazer eventos assim no País inteiro. Neste ano, temos mais dois encontros programados que, no momento, estão sem data definida em virtude da pandemia do coronavírus. Em 2021, queremos estar em Brasília novamente com um dossiê completo do Brasil, de Norte a Sul, com o estadiamento completo dos problemas e com propostas de soluções.

    A ideia com essa reunião de associações é entender e interagir. Cada representante mostra um pouquinho de sua realidade para identificarmos e planejarmos ações locais com objetivo de melhorar. Minha preocupação é sempre o acesso dos pacientes ao especialista, o diagnóstico correto e precoce, os encaminhamentos a outras especialidades quando necessário, porque essa perda de tempo atrasa os tratamentos e prejudica a vida dos pacientes. Queremos montar centros de excelência no Brasil e acho que, para conseguir isso, precisamos trabalhar em conjunto com associações de pacientes, GEDIIB E ABCD. Também temos de melhorar acessos para ambulatórios multidisciplinares, com atendimento mais macro, e isso é uma questão de organização.

    Sempre defendi que é a união de forças que vai mudar os rumos da doença inflamatória intestinal no Brasil. Temos visto grandes conquistas dia após dia e um crescente número de associações regionais surgindo, e sou a maior incentivadora dessas associações em cada Estado. Penso que somos uma família e vamos aprendendo com cada experiência para fazer um trabalho cada vez melhor. Problemas sabemos que são inúmeros e nossa proposta, junto com todas as associações bem organizadas no Brasil, é buscar projetos e soluções. Acredito nessa união de ABCD, GEDIIB e associações de pacientes para conseguir uma mudança no atendimento de DII no nosso País.

    Agradeço muito pela ajuda de todas as associações e de seus representantes. Acredito muito na força da união e compaixão, e acho que a vida tem de ser assim, porque ninguém consegue fazer nada sozinho. Se conseguirmos unir os esforços e divulgar a importância do diagnóstico precoce, os sinais de alerta e o que temos de opções de tratamento, já estaremos fazendo um enorme diferencial na vida de cada indivíduo acometido pela doença de Crohn ou pela retocolite ulcerativa. Foi um grande desafio realizar esse encontro, mas acho que quem esteve no I FOPADII Regional mostrou carinho, união e coragem, e acredito que temos de ter isso tudo dentro da gente para viver e para as coisas darem certo.

    Muito obrigada pela presença de todos.

    Marta Brenner Machado
    Presidente da ABCD

    Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas Dra. Marta Brenner Machado Ver detalhes
    DII no contexto da atenção às condições crônicas Dr. Rui de Gouveia Soares Neto Ver detalhes
    CEAF – Componente especializado da assistência farmacêutica Andréia Maluf Fávaro Ver detalhes
    Como chegar ao diagnóstico correto Dr. Marcellus Henrique Loiola Ver detalhes
    Coronavírus (Covid-19) e doenças inflamatórias intestinais Alessandra de Souza Ver detalhes
    Recebi o diagnóstico: o que fazer? Alessandra de Souza Ver detalhes
    Desafios de conviver com o diagnóstico e adesão ao tratamento Júlia Araújo Ver detalhes
    A Vida me ConVida! Mariana de Oliveira Ver detalhes
    Momento ABCD – Nossas Metas Dra. Marta Brenner Machado Ver detalhes
     

    Patrocinadores:

    Ações do Gediib Dr. Caio FreireVer detalhes
    Capacitação para agentes de SaúdeDr. Caio FreireVer detalhes
    Abordagem Geral das DIIDr. Marta Brenner MachadoVer detalhes
    OstomiaAlessandra Vitoriano de CastroVer detalhes
    Depoimentos de agentes de saúdeVer detalhes
     

    Associações de pacientes apresentam dados regionais

    Marco AurélioCoordenador institucionalVer detalhes
    Carla Cristina Monteiro PresidenteVer detalhes
    Claudia da Silva Lima PresidenteVer detalhes
    Vânia Maria Santiago Azevedo Maia PresidenteVer detalhes
    Erlaní Érica Feitosa dos SantosPresidente Ver detalhes
    Leivânio Rodrigues da SilvaPresidenteVer detalhes
    Sandra de Oliveira CostaVice-presidenteVer detalhes
    Maria do Perpétuo Socorro F. AguiarVer detalhes
     

    Local: Mareiro Hotel – Fortaleza – CE

     

    AGENDA – 13 de Março de 2020

    Sujeita à alteração.
    Curso GEDIIB – Capacitação dos Médicos, Enfermeiros e Agentes da Saúde

    07:30 – 08:00
    Credenciamento – Curso GEDIIB – Capacitação

     

    08:00 – 08:10
    Dr. Caio Freire – Coordenador do Curso DO GEDIIB e
    Dra Marta Brenner Machado – Presidente da ABCD

     

    08:10 – 10:00
    Curso Capacitação – Abordagem Geral sobre DII

     

    10:00 – 10:20
    Coffee break

     

    10:20 – 11:30
    Curso Capacitação – Cuidados e Manejo das DII

     

    11:30 – 12:00
    Cuidados Básicos das Ostomias
    Palestrante: Alessandra Vitoriano de Castro – AMOS

     

    11:50 – 12:00
    Encerramento

     
    CONHECENDO MELHOR O NOSSO BRASIL – Encontro das Associações Norte e Nordeste

    Encontro Exclusivo dos Portadores de DII, Convidados e Inscritos.
    13:30 – 14:00
    Credenciamento

     

    14:00 – 14:10
    Abertura:
    Dra. Marta Brenner Machado – Presidente da ABCD
    Ana Célia de Araújo – Secretária Executiva e Coordenadora – ABCD

     

    14:10 – 15:30
    Encontro dos Portadores para Apresentação Individual de Suas Ações, Locais e Resultados

     

    15:30 – 15:50
    Coffee break

     

    15:50 – 17:00
    Encontro Para Planejamento de Novas Metas em Conjunto, para o FOPADII Brasília 2021

     

    17:00 – 17:20
    Momento Atual das Associações no Brasil
    Palestrante: Patricia Mendes – DII Brasil

     

    17:20 – 18:30
    Debate

     

    18:30 – 18:40
    Encerramento

    AGENDA – 14 de Março de 2020-sábado

    Sujeita à alteração.

    08:00 – 08:30
    Welcome coffee e Credenciamento

     

    08:30 – 08:50
    Abertura:
    Dra. Marta Brenner Machado – Presidente da ABCD

     

    BUSCANDO SOLUÇÕES
    Painel: ENTENDO AS POLÍTICAS DE SAÚDE
    Moderadora: Dra. Marta Brenner Machado

     

    08:50 – 09:10
    Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas
    Palestrante: Dra Marta Brenner Machado

     

    09:10 – 09:30
    Doenças Inflamatórias Intestinais no contexto da Atenção às Condições Crônicas
    Palestrante: Dr. Rui de Gouvea Soares Neto – Representante da Secretaria de Saúde de Fortaleza

     

    09:30 – 09:50
    CEAF – Componente especializado da Assistência Farmacêutica
    Andreia Maluf Fávaro – Acessora de Gestão do CEAF – Coordenadoria de Assistência Farmacêutica de Fortaleza

     

    09:50 – 10:10
    Debate

     

    10:10 – 10:30
    Coffee Break

     

    10:30 – 10:50
    Como chegar ao correto Diagnóstico
    Palestrante: Dr. Marcellus Henrique Loiola Ponte de Souza

     

    10:50 – 11:10
    Coronavírus (Covid-19) e Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs)
    Alessandra de Souza – Blog Farmale

     

    11:10 – 11:30
    Debate

     

    12:00 – 13:30
    Almoço

     

    CONVIVENDO COM DII
    Painel: A VIDA COMO ELA É
    Moderadora: Dra. Lucia Libanez Bessa Campelo Braga

     

    13:30 – 13:50
    Recebi o Diagnóstico: O que fazer?
    Palestrante: Alessandra de Souza – Blog Farmale

     

    13:50 – 14:10
    Desafios de Conviver com o Diagnóstico e Adesão ao Tratamento
    Palestrante: Júlia Araújo – Alemdii

     

    14:10 – 14:30
    A Vida me ConVida
    Palestrante: Mariana de Oliveira

     

    14:30 – 15:00
    Debate

     

    JUNTOS SOMOS MAIS FORTES
    Painel: A FORÇA DA UNIÃO
    Moderadora: Dra. Lucia Libanez Bessa Campelo Braga

     

    15:00 – 15:20
    Highlights da Reunião das Associações Norte/Nordeste
    Palestrante: Participantes da Reunião

     

    15:20 – 15:40
    Momento ABCD Nossas Metas
    Palestrante: Dra. Marta Brenner Machado

     

    15:40 – 16:00
    Debate

     

    16:00 – 16:30
    Apresentação dos Presidentes das Associações dos Estados Regionais – Metas e Planejamento das Ações

     

    16:30 – 16:45
    Encerramento

    Moderadores

     
    Dr. Marco Zerôncio
    Dr. Marco Zerôncio
    • Membro Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia
    • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva
    • Membro Titular do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil
     
    Marta Brenner Machado
    Dra. Marta Brenner Machado
    • Gastroenterologista
    • Professora de Gastroenterologia da PUC-RGS
    • Coordenadora do ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais do Hospital São Lucas da PUC-RS
    • Médica Endoscopista do Hospital São Lucas da PUC-RS
    • Presidente da Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD)
     

    Palestrantes

     
    Alessandra de Souza
    Alessandra de Souza
    • Autora do Blog Farmale
    • Membro Biored Brasil
    • Membro voluntário do Comitê Científico e Coordenadora de Comunicação da ALEMDII
    • Colunista dos blogs Artrite Reumatoide e Blogueiros da Saúde
    • Voluntária GRUPAR-RP e EncontrAR
    • Parceira do Projeto Gastronomia na Promoção da Saúde/UFRJ
    • Farmacêutica Mestre em Biociências/UERJ
     
    Alessandra Vitoriano de Castro
    Alessandra Vitoriano de Castro
    • Presidente da AMOS – Associação Mineira dos Ostomizados
    • Enfermeira Voluntária e membro do corpo técnico da ALEMDII – Associação do Leste Mineiro dos Portadores de DII
    • Relatora do CEP – Comitê de Ética e Pesquisa da Santa Casa de BH
    • Autora do Livro “Registros de uma CROHNista”
    • Conselheira Titular do CMDPD BH – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
    • Membro da Mesa de Diálogos e de Negociação Permanente com o Sistema de Garantia de Direitos e o Sistema de Justiça, da SMASAC – Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte
     
    Caio Freire
    Caio Freire
    • Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará; Residência médica em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da USP
    • Residência médica em Endoscopia Digestiva pela Faculdade de Medicina da USP
    • Mestre em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da UFC
    • Coordenador do Ambulatório de Doença Inflamatória Intestinal do Hospital Geral César Cals
    • Membro do Grupo de Estudo em Doenças Inflamatórias Intestinais do Brasil (GEDIIB)
    • Membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG)
    • Professor e Coordenador do Módulo de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da UniChristus
     
    Julia Gonçalves Araujo Assis
    Júlia Gonçalves Araújo Assis
    • Cirurgiã Dentista com Especialização em Saúde da Família
    • Dentista da Família da prefeitura de Caratinga
    • Atuou como Coordenadora e professora do curso técnico em saúde Bucal da Rede Doctum
    • Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP/UNEC
    • Contribuiu na saúde pública como Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caratinga por oito anos
    • Fundadora, Presidente e Membro do Comitê Científico da “ALEMDII – Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais”
     
    Magno de Souza Sampaio
    Magno de Souza Sampaio
    • Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2005) e graduação em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2002)
    • Atualmente é farmacêutico Gerente da Assistência Farmacêutica da Prefeitura Municipal de Fortaleza com Pós-Graduação em Gestão da Assistência Farmacêutica no SUS pela UFRGS e Política em Saúde informadas por evidências pelo Instituto Sírio Libanês
     
    Dr. Marcellus Henrique Loiola Ponte de Souza
    Dr. Marcellus Henrique Loiola Ponte de Souza
    • Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará
    • Residência Médica em Clínica Médica e Gastroenterologia Clínica pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto- USP
    • Especialista em Endoscopia digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva- SOBED (2000)
    • Especialista em Gastroenterologia, pela Federação Brasileira de Gastroenterologia- FBG (2013)
    • Doutorado em Clínica Médica (2002) e Livre-Docência em Gastroenterologia (2012) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP
     
    Mariana de Oliveira
    Mariana de Oliveira
    • Diagnosticada com Doença de Crohn desde 2010, Mariana teve momentos de remissão e agravamento da Doença. Em 2018 sua vida foi transformada quando uma Sepse à levou a amputações. Ter a família, informações e sensibilidade a fizeram encarar os convites da vida e hoje inspira pessoas a terem disponibilidade à mudança
    • Mariana é mãe, esposa e palestrante
     
    Patrícia Mendes

    x

    Patrícia Mendes
    • Servidora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, bacharel em Direito e em Administração, foi presidente da Associação Mineira de 2015/2018 e é a atual presidente da DII Brasil.
     
    Dr. Rogério Saad Hossne
    Dr. Rogério Saad Hossne
    • Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP
    • Membro do Grupo Multidisciplinar em DII do HC da FMB
    • Titulo de especialista em Coloproctologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo
    • Presidente do GEDIIB
    • Membro Titular do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), Colégio Brasileiro de Cirurgia do Aparelho Digestivo (CBCD) e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
    • Orientador nos cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Bases Gerais da Cirurgia FMB-UNESP
     
    Dr. Rui de Gouveia Soares Neto
    Dr. Rui de Gouveia Soares Neto
    • Pediatra (Residência Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio – Universidade Federal do Ceará)
    • Coordenador das Redes de Atenção Primária e Psicossocial da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza