Lazer e descanso são essenciais

Lazer e descanso são essenciais

Por exerceram uma atividade que nem sempre pode ser compartilhada, muitos cuidadores acabam ficando sem horário de lazer ou de descanso. No entanto, dedicar atenção ao seu equilíbrio físico e mental é fundamental, assim como dormir bem, ter uma alimentação balanceada e se divertir.

Também é importante ter o próprio espaço, ser cuidado e encontrar um caminho para conseguir relaxar, evoluir e melhorar. “Os cuidadores precisam encontrar alguma maneira de ter folgas, pois essa é a forma que vai ajudá-los a melhorar, para não ficarem ‘sufocados’ com essa atividade que, muitas vezes, é emocionalmente e fisicamente pesada”, sugere a médica Maisa Kairalla.

Na pesquisa do Instituto Lado a Lado pela Vida, tanto cuidadores profissionais como familiares disseram ter dores físicas e psicológicas por exercer a atividade. Três, em cada 10 cuidadores, apontaram incômodos nas costas.

Os pesquisadores também ouviram relatos de dores e lesões por esforço repetitivo, o que mostra que é importantíssimo atentar para a necessidade de prevenção de doenças ocupacionais. O impacto emocional nos profissionais também é expressivo: 48% sentem estresse e um, em cada cinco, tem insônia.

“Não podemos deixar de destacar, também, o impacto financeiro, pois não são poucos aqueles que precisam parar de trabalhar para cuidar de um familiar. O estresse é sensível aos familiares, muito por conta de terem de reorganizar o seu dia a dia e abandonar ou adiar projetos pessoais”, acrescenta Marlene Oliveira.

Outro dado relevante foi que 40% dos participantes, tanto familiares como profissionais, disseram que a atividade que exercem é totalmente desvalorizada no Brasil. Os cuidadores profissionais mencionaram, ainda, que a atividade profissional é muitas vezes confundida, o que faz com que tenham de exercer outras tarefas na residência.

John Doe
John Doe

Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.