FATORES QUE PODEM CAUSAR CRISES

FATORES QUE PODEM CAUSAR CRISES

Existem vários fatores que podem impactar uma crise e/ou piorar os sintomas.

Alguns dos fatores incluem:

TOMAR DOSAGEM INCORRETA OU NÃO TOMAR OS MEDICAMENTOS PARA DII

Pessoas com doença inflamatória intestinal devem tomar os medicamentos regularmente, mesmo quando a doença está em remissão. Crises podem ocorrer quando os medicamentos não são administrados como prescritos (por exemplo, pular doses, dobrar doses ou deixar de tomá-las). Se você estiver tomando seus medicamentos conforme prescrito e ainda está em crise, fale com seu médico sobre a mudança da dose, frequência ou tipo de medicação. Se você perdeu doses de seus medicamentos ou parou de tomá-los e agora está passando por uma crise, converse com seu médico antes de retomar ou aumentar a dose dos medicamentos por conta própria.
[cs_divider size=”cstheme-shortcode” type=”line” color=”#f1f1f1″ height=”1px”]

ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDES

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), incluindo aspirina, naproxeno e ibuprofeno, podem levar à inflamação do intestino e piorar os sintomas. Portanto, para dores leves ou para reduzir a febre geralmente é recomendado que as pessoas com DII tomem paracetamol em vez de um AINE.
[cs_divider size=”cstheme-shortcode” type=”line” color=”#f1f1f1″ height=”1px”]

ANTIBIÓTICOS

Os antibióticos são bons para tratar infecções bacterianas, mas também alteram as bactérias que normalmente vivem no intestino. Alterações no equilíbrio de bactérias intestinais podem causar diarreia (diarreia associada a antibióticos) ou levar ao crescimento excessivo de bactérias específicas que podem causar inflamação. Se você está tomando um antibiótico e tem uma crise de DII é importante informar o seu médico.

Alguns medicamentos podem causar problemas quando ingeridos juntamente com os medicamentos para controlar a DII. Portanto, antes de tomar qualquer medicação (com ou sem receita) converse com seu médico. Além disso, certifique-se de que os outros profissionais de saúde consultem seu gastroenterologista antes de prescrever qualquer medicação.
[cs_divider size=”cstheme-shortcode” type=”line” color=”#f1f1f1″ height=”1px”]

TABAGISMO

Fumar não apenas aumenta o risco de desenvolver doença de Crohn, como também pode desencadear crises de DII. Pessoas com doença de Crohn que fumam tendem a ter mais recorrências da doença, necessidade mais frequente de cirurgia e maior necessidade de uso de medicamentos que suprimem o sistema imune. Pacientes com doença de Crohn que pararam de fumar relataram ter menos crises e uma menor necessidade de medicamentos para controlar a doença.

A retocolite ulcerativa tende a ocorrer mais em não fumantes e ex-fumantes. De fato, quando algumas pessoas com retocolite ulcerativa param de fumar, isso pode causar uma crise. Não está claro por qual motivo o cigarro pode servir de proteção para essas pessoas. Fumar acarreta muitos riscos para a saúde, incluindo câncer de pulmão e doenças cardíacas.

Portanto, qualquer efeito protetor é superado por outros riscos à saúde, e não é recomendável que você comece a fumar novamente para tratar seus sintomas de retocolite ulcerativa.
[cs_divider size=”cstheme-shortcode” type=”line” color=”#f1f1f1″ height=”1px”]

ESTRESSE

É importante entender que o estresse físico e emocional não causa DII. No entanto, situações estressantes ou fortes emoções podem afetar os sintomas da DII. Para as pessoas com DII que sabem que o estresse é problemático pode ser útil estar preparado para essa reação e aprender algumas técnicas de gerenciamento de estresse.
[cs_divider size=”cstheme-shortcode” type=”line” color=”#f1f1f1″ height=”1px”]

ALIMENTOS

Não há evidência direta de que a alimentação pode causar ou curar DII, ou mesmo causar uma crise. No entanto, quando há crises, o que você come pode afetar seus sintomas.

Nenhum alimento ou bebida agrava os sintomas para todas as pessoas com doença de Crohn ou retocolite ulcerativa. Portanto, cada indivíduo com DII precisará determinar quais alimentos impactam seus sintomas e quais não fazem diferença. Manter um diário alimentar pode ajudá-lo a entender como a dieta está relacionada aos seus sintomas da DII.

Uma vez que a doença se desenvolveu, você precisará prestar muita atenção à nutrição geral. Dor abdominal e febre podem causar perda de apetite e de peso. Diarreia e sangramento retal podem privar o corpo de fluidos, nutrientes e eletrólitos. Uma dieta bem equilibrada é necessária para prevenir a deficiência nutricional.

Em geral, ao experimentar uma crise é melhor evitar alimentos gordurosos e fritos, que podem causar gases e diarreia. Algumas pessoas acham que alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais, podem ser problemáticos. Mas, em vez de eliminar esses alimentos necessários da dieta, pode ser útil comer apenas frutas e legumes bem cozidos. Você também pode evitar alimentos que tendem a causar gases, como fe?ão, repolho, brócolis, cafeína e bebidas gaseificadas. Ingerir refeições em porções menores e mais frequentes pode ser útil.

A ingestão de álcool, seja moderada ou em excesso, também pode piorar os sintomas. A abstinência de álcool pode não ser necessária, mas a moderação é recomendada. Se você achar que determinados alimentos afetam seus sintomas da DII, converse com seu médico ou nutricionista para ajudá-lo a planejar uma dieta específica.

John Doe
John Doe

Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.