Convivendo com a DII

Convivendo com a DII

Ao receber o diagnóstico de DII, é comum que os pacientes se sintam preocupados e ansiosos com o caminho que terão de trilhar. No entanto, é fundamental que estejam seguros e confiantes de que, com o atendimento médico e a atenção adequados, é perfeitamente possível levar uma vida saudável.

“Não somos um diagnóstico. Precisamos lembrar aos médicos e profissionais da saúde, sempre que possível, que não tem um diagnóstico sentado na cadeira, mas uma pessoa”, enfatiza Alessandra de Souza, autora do blog Farmale. Também é importante lembrar que, apesar de a doença ser o assunto de todas as conversas quando alguém recebe o diagnóstico, com o tempo isso vai passar e a vida vai retomar seu rumo o mais normal possível.

A farmacêutica lembra que é preciso ter esperança em dias melhores, conscientizando-se de que a doença não tem cura, mas tem tratamento e evitando, assim, buscas por curas milagrosas. Também é importante procurar informações confiáveis – como as disponíveis nos sites da ABCD, do GEDIIB e de várias associações, além de médicos especialistas e universidades – e filtrar as informações que surjam de outras fontes, sempre consultando e compartilhando esse conhecimento com o médico e os profissionais da saúde para evitar riscos.

“DII não tem cura e é fundamental aceitar a doença e se responsabilizar, juntamente com o médico e a equipe de saúde, para que o tratamento seja eficaz”, ressalta.

Estudos indicam que há várias fases para aceitação de uma doença crônica pelos pacientes, que começa com a negação, passa pela raiva, entra na negociação com a doença e, muitas vezes, acaba em depressão. Para a presidente da Associação do Leste Mineiro de Portadores de DII (ALEMDII), Júlia Assis, somente a partir da fase da aceitação é que o paciente vai entender que a doença não está contra ele, mas ‘com ele’ e, assim, poderá conviver melhor com a enfermidade e com todos os desafios que surgirão.

“Algumas pessoas ficam desesperadas quando recebem o diagnóstico, mas é importante se sentir aliviado, pois muitos pacientes sofrem com os sintomas por anos e somente a partir do diagnóstico é que poderão ser finalmente tratados e, assim, voltar a ter uma vida com qualidade”, acentua.

A presidente da ALEMDII enfatiza que a sociedade precisa entender quais são as dificuldades que um paciente com doença inflamatória intestinal tem de enfrentar no dia a dia, o que só será possível com a disseminação da informação.

Outras dificuldades são os fatores externos que os pacientes têm de enfrentar, como acesso a consultas especializadas e medicamentos. “O tema do Maio Roxo em 2019 foi ‘Tornar o invisível visível’, porque somente assim será possível ter uma convivência melhor com as doenças inflamatórias intestinais e com a sociedade”, acredita.

Além disso, é muito importante que o paciente com DII tenha um médico de confiança com quem possa trocar conhecimentos e esclarecer as muitas dúvidas que surgem ao longo dessa jornada.

John Doe
John Doe

Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.